Assalto na trilha e final de semana com céu cinza, marcaram o final de semana no Morro do Anhangava.


Assalto na trilha e final de semana com céu cinza, marcaram o final de semana no Morro do Anhangava.

   Infelizmente começamos o resumo do final de semana com uma noticia lamentável. Um grupo com 8 excursionistas foram assaltados perto da primeira bica, na trilha do morro do Anhangava. As vitimas contaram que 2 elementos armados e encapuzados renderam o grupo e levaram todos os seus pertences, Mochilas, Calçados e Celulares. (http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1363387) .
   O Grupo recebeu apoio de alguns Montanhistas veteranos que também desciam a trilha e os encontraram assustados e descalços. Imediatamente foi acionada a BASE BORDA do IAP e comunicada a Policia Militar que se mobilizou rapidamente ao local, mas já estava escuro e os assaltantes fugiram. Uma Kombi cor Branca e com os vidros também brancos foi vista passando pela Borda do Campo em velocidade acima do normal, o que tornou este veiculo suspeito, mas há que se ter cuidado para que não seja cometida uma injustiça, existem muitas Kombis Brancas circulando por Quatro Barras e Borda do Campo, a maioria são de trabalhadores honestos.
   Algumas pessoas reclamaram hoje cedo nas redes sociais sobre a Fiscalização do IAP, lembramos que o IAP, Instituto Ambiental do Paraná, tem função de proteger o Meio Ambiente e não exerce a função de Policia, mas eles sempre colaboram acionando os órgão competentes em caso de Acidentes, Incidentes, Incendios e Crimes contra a pessoa. Em anos anteriores já houve reclamação para o IAP sobre pequenas batidas nos carros que ficam estacionados na rua, em frente ao Baitacão, mas infelizmente os proprietários ficaram no prejuízo e o órgão nada pode fazer a respeito porque esta também não é de sua competência.
  Além da melhoria na qualidade do Cadastro de Visitantes, que já é feito hoje, outros questionamentos sobre a revista nas mochilas dos visitantes e um melhor policiamento no Morro do Anhangava foram levantados, mas até o momento nada de concreto foi realizado, contamos somente com a ajuda dos Fiscais do IAP e da Policia Militar (190).
   Teve gente que comentou em não ir mais ao Morro do Anhangava, com medo dos assaltos. Não podemos concordar com isso, fugir do problema abandonando o local à mercê dos bandidos não é a solução mais adequada. Montanhistas e a comunidade dos frequentadores do Morro do Anhangava devem pedir providencias imediatas aos Órgãos competentes sobre a Segurança, principalmente nos finais de semana e feriados, mas infelizmente talvez isto só deva acontecer somente depois de algum evento mais grave, como por exemplo um LATROCÍNIO ocorrer em alguma trilha da serra.
   A PREVISÃO DO TEMPO BAITACÃO, postada na ultima sexta-feira foi confirmada por São Pedro, choveu no sábado e o Domingo foi mais seco. Tivemos alguns visitantes caminhando e escalando no Morro. Não houve janela para Voo de Parapente, conforme havíamos previsto , mas recebemos a visita do Dr. Gil Perkarz, Geólogo e experiente Montanhista e Piloto, aproveitou seu tempo para uma caminhada no morro. A boa noticia de ultima hora acaba de chegar, contando que neste exato momento tem Paraca voando no Morro, pena que é segunda-feira e nós "pobres mortais" trabalhadores não podemos desfrutar também.

   Na próxima sexta não percam as novas previsões do Baitacão.

Abraços,

JN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BIG 500 2016 - Mais de 6000 metros em Rocha Escalados em 60 Dias no Morro do Anhangava!