Sol, Chuva e Multirão de Limpeza no Morro do Anhangava no próximo final de semana!


Oi pessoal, hoje eu vou tentar ser mais eu mesmo e lançar a Previsão do baitacão de um modo descritivo, com meu amigo Mentor do Tempo que contribui com informações preciosas e eficazes, para vocês terem ideia, na ultima sexta feira conversamos sobre o tempo e previmos os alagamentos no vale do Itajai porque as previsões técnicas apontavam para isto e de fato aconteceu. Um dia eu lhes apresento o meu Mentor do Tempo “number one”.
 Sobre a previsão para o proximo final de semana, podemos começar falando deste lindo dia de Sol em toda Curitiba e Região nesta sexta feira 27 de Setembro, inicio da Primavera no hemisfério Sul. Não tardou para que os rabos de galo se formassem no céu pelas nuvens cirrus que além de altas e frias, são o prenúncio da virada do tempo em 24 a 48 horas. Aliando os conhecimentos empíricos com a ciência, podemos chegar a ter uma ideia de como será o tempo em nossas Montanhas.
   No Anhangava, Sábado amanhece seco e estável com ventos predominando da direção Leste, sem previsões sobre o índice de nebulosidade o que pode ocasionar a presença de nuvens e dependendo da “altitude do teto”, medido s.n.m até a base da nuvem, poderemos ter o Anhangava parcial ou mesmo totalmente coberto em determinados momentos. A solução vai ser chegar bem cedo, o Baitacão abre as 07:00 e saber que de tarde ou a noite vem por ai pelo menos 5mm de chuva, o que não é muito mas também pode não ser pouco se for localizada.
   Por isso, Pedalar, Caminhar e Escalar são os Esportes que poderão rolar neste dia, lamentavelmente não temos perspectivas para decolagens e voos devido ao “vento Virado”, possível que de alta intensidade e nebulosidade variável com tendência de formações inadequadas para o Voo Livre. 
   Neste dia também o Morro é que vai ser ajudado pelos visitantes voluntários que prometem fazer uma limpeza geral de detritos e pichações, entre outras atividades, o evento está sendo organizado pela AMC-Associação dos Montanhistas de Cristo e conta com a colaboração de diversas associações e federações de Montanhismo no Estado do Paraná. O encontro está marcado para as 09:00 horas no Baitacão, informamos que haverá sorteio de brindes aos volutários, uma cortesia de Alto Estilo, Conquista, Alpamayo, Campo Base, Caverna, entre outros fabricantes e lojistas especializados em esportes de aventura e que apoiam atividades em prol da conservação das nossas Montanhas, em nome de todos agradecemos o apoio.
   Mas vamos falar do Domingo onde a coisa muda de figura, a previsão dá um certo alento para o período matinal mas não nos assegura um dia seco, 23 mm, o que é água para impedir Voos e a maioria das escaladas, em caminhadas não me atrevo a arriscar porque tem havido um pequeno numero de escaladores, voadores e montanhistas que abandonam sua modalidade, partindo para uma caminhada no estilo “bate-volta” até o cume em dias úmidos. Há que se ter cuidado para não escorregar e também ficar longe dos raios (se possível).
   O Final de semana vai ser agitado, muita adrenalina vai rolar por entre os poros dos Aventureiros, só pedimos responsabilidade e consciencia por parte dos seus praticantes para que ninguém se machuque, Pedalar, Caminhar, Escalar e Voar são esportes radicais que dependem de  conhecimento e instruções técnicas prévias para maior segurança dos seus praticantes. Nosso pedido de atenção vai para as crianças, temos recebido relatos de pais que colocam seus filhos em risco sem necessidades, bonés, comida, água, filtro solar, pomada para picada de insetos, canguru ou mochila adequada para transportar bebês, anorak ou ate mesmo guarda-chuva pequeno, são coisas que não devem faltar para maior proteção dos pequenos.
   No mais vamos lá ver no que vai dar, na segunda-feira voltamos com a Revisão do Baitacão. 

Abraços e bom final de semana para todos! 

Julio Nogueira
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BIG 500 2016 - Mais de 6000 metros em Rocha Escalados em 60 Dias no Morro do Anhangava!