Ao contrário do que muitos pensam, as crianças vão poder Pedalar, Caminhar e Escalar neste final de semana, mas tem que chegar BEM CEDO no Anhangava para aproveitar!

 
   Final de semana das crianças e como a maioria dos meus amigos são "crianças mais velhas", poderão aproveitar o Morro do Anhangava.
 
Imagens: SOL - educacaodeinfancia / Nuvens - arteeducacaoemovimento.blogspot / Chuva - yvesvicent.blogspot
 
   Quero falar um pouco sobre a palavra CHUVA, que assusta a maioria das pessoas quando as Previsões apontam para esta tendência nos finais de semana. A impressão que dá é que vai cair o mundo e tudo ficará encharcado, ledo engano, sob o ponto de vista comum elas podem se manifestar em pancadões, chuva fina ou garoa e também isoladas ou generalizadas em uma determinada região. Já tivemos passagens em que escalamos ou caminhamos o dia todo, com chuvas isoladas, algumas delas passavam ao lado do Morro Pão de Loth e o Anhangava ficava ensolarado, isto quer dizer que precisamos ter cuidado ao avaliar uma notícia de que "vai chover neste final de semana"!
   Com estratégia todos os amigos aventureiros poderão Caminhar e Escalar no Morro do Anhangava neste final de semana, a previsão aponta para um sábado com Sol entre nuvens e possibilidade de precipitação do meio para o final da tarde, 2mm no sábado e 5mm Domingo, por isso o macete vai ser chegar bem cedo, 07:00 horas da manhã é uma boa dica para quem vai escalar e até o meio dia para uma caminhada.
   Novamente não teremos perspectivas para decolagens de Parapente ou outro equipamento de Voo Livre, vento virado, teto baixo, nebulosidade instável e possibilidade de precipitações inviabilizam a pratica deste esporte no sábado e domingo próximo.
   Aproveitando o gancho sobre o Dia das Crianças, tornamos a alertar sobre a necessidade de cuidados especiais com os pequeninos durante os passeios no Morro do Anhangava, para maior segurança não fiquem longe deles, levem equipamentos apropriados para transporte nas trilhas (Mochila baby ou Canguru), chapéu ou boné, filtro solar, água, alimentos, creme para picadas de insetos são algumas dicas e também utilizar a Trilha da Asa Delta quando não se sentir seguro porque a escadinha da trilha principal fica um pouco complicada com crianças.
 
Quem AMA cuida!
 
   Outra dica importante é evitar caminhar em grupos grandes simultaneamente, testemunhamos grupos grandes com 150 ou 200 pessoas subindo o Morro, poucas pessoas percebem o risco que estão correndo se por exemplo acontecer um incêndio florestal ou alguma cobra estiver no caminho. O impacto ambiental problema pode ser minimizado se o organizador do passeio liberar o mesmo grupo em equipes espaçadas com no máximo 10 pessoas, por exemplo, mas isto vai da experiência e responsabilidade de quem promove estes eventos.
   Aproveito o espaço para compartilhar um pequeno texto que lançamos no facebook nesta semana e também inserimos no perfil do Baitacão do Anhangava:

 Morro do Anhangava visto dos Castelinhos - Foto Paulo Mengue.
  " Há quem negue e renegue o Morro do Anhangava dizendo que ele é perigoso porque tem assaltos, muito lixo e pichado, tem cocô espalhado pela trilha e que é um morrinho muito pequeno!
Mas quero lembrar que o numero de assaltos foi baixíssimo em relação aos milhares de visitantes que foram ao Anhangava, temos a colaboração de um exército de Voluntários Ambientais que limpam as pichações e carregam o lixo dos outros para casa, também existem pessoas que fazem suas necessidades antes de saírem de casa ou levam uma pazinha para fazer o numero dois bem longe da trilha e enterrar.
Quanto ao fato dele ser pequeno, sim isto é verdade e este pequeno Morro foi o responsável pela introdução e formação de Grandes Montanhistas! Falo em nome dele porque "O Pequeno Grande Notável" não tem voz, tem somente a expressão da sua beleza para compartilhar com todos nós.
Não reclame do Morro do Anhangava, ajude-nos a preserva-lo e ele continuará nos proporcionando grandes emoções! "
   Desejamos a todos boas Pedaladas, Escaladas, Caminhadas e Voos em todos os sítios das belas Montanhas em nossa Serra do Mar!


  
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores Fotos de Esporte Aventura e Obras de Arte NO MORRO DO ANHANGAVA!

FOTOS DO BIG 1000 - 2014!

BRASIL SOFREU MODIFICAÇÕES DA PAISAGEM A REGIÃO SULE LA NEVE VEIO 2013 - Melhores FOTOS Recebidas...